sexta-feira, 13 de março de 2009

Crise, Crise, Crise....


Escondam-se... tire seu dinheiro do banco e guarde-o embaixo do colchão. Compre ouro. Desfaça de suas dívidas. Porque a crise pintada pelo PIG, menino, é feia! Olha, parece que jamais iremos passar por uma azucrinação tão grande feito a dessa crise. É um mantra. Dia e noite essa crise martela nas nossas cabeças.TV, Jornal, rádio, revistas e principalmente na Internet.

Qualquer que seja a notícia negativa, ganha logo as headlines dos sites e jornais, diferente das positivas. A FIESP declarou que o Brasil é o 2º país a mais sentir a crise. Então essa crise tá menos que marola mundo afora, hein? Curioso é ver a crise nos EUA. Acampamentos enormes de pessoas que tinham casa, carro, família e dignidade e agora não conseguem nem carregar seus pertences. Empresas especializadas não conseguem dar conta da quantidade de coisas que as pessoas largam em casas desapropriadas. Uma fatalidade. Mas, segundo a FIESP, o Brasil sentiu bem mais a crise. A nova do dia é que SP perdeu 200 mil postos de trabalho em 5 meses. Bora fazer o levantamento desse primeiro trimestre? Uma coisa que eu não entendo, de verdade, é a torcida para que a crise chegue com força. Nos anos ffhh o povo da esquerda sempre ia contra os seus atos de governo, mas uma vez já aprovados e em vias de realização, que dessem certo, né? Eu não quero sentir no meu próprio bolso a dor do fracasso econômico do meu país. Só pra depois rir e dizer " Viu, eu estava com a razão, vocês que votaram nele que aguentem". Caralho, essa galera não pensa realmente em nada além do próprio umbigo! A crise pode realmente não ser grande aqui, mas só de ficar esse mantra na cabeça do povo algum efeito ela já gera, ainda mais com a forma irracional do comportamento desses mercados. Que serrote acende 666 velas na casa dele todo dia pra que essa crise venha acabando com tudo, eu entendo. Mas essa torcida toda em volta disso eu não entendo, não. A GNT, Globo, Record, Uol não conseguem disfarçar. TODOS os jornalistas, de TODOS os jornais, não escondem nada o tom de torcida, de " olha, esa crise vem sim, pode esperar que se não for agora, mais tarde vem dicunforça".
A parte Burra e imediatista do nosso empresariado, com certeza, torce pela crise. Um dos meus melhores amigos trabalha numa famosa empresa de cosméticos, e disse que a crise é boa para o setor; pois você, dona de casa, ao invés de comprar uma geladeira nas Casas Bahia, compra um batãozinho, um creminhu, uma coloniazinha; porque, dinheirinho, a sra continuará tendo. Só está com medo de dívidas. Mesmo assim, o lucro crescendo e com espaço de sobra, a empresa usou da crise pra dar aquela enxugada na folha. Pensamento nada empreendedor e muito pouco visionário. Bem longe das responsabilidades sócio-ambientais que propaga ter.
Eu estou tranquilo. Temos dinheiro em caixa, experiência de sobra em crises, bancos mais que vacinados e controlados (PROER, tudo tem seu lado bom), uma economia engatilhada, um grande potencial de consumo e políticas públicas de sucesso. A crise é a última cartada contra a sucessão do ano que vem. O suspiro do moribundo aliado ao mais puro colonialismo. Essa galera não quer deixar os deuses lá de cima sozinhos nessa. Eu achei que incomodávamos, só não sabia que tanto! Ao ponto de torcerem pela quebradeira e depressão geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário